Centro Clínico de Almancil
Centro Clínico de Almancil

Analisar para prevenir

July 6, 2022

Analisar para prevenir

As análises clínicas são uma das melhores formas para vigiar a sua saúde e prevenir doenças. Hoje em dia, até já permitem conhecer a propensão genética para determinadas patologias e “prever” como se vai comportar o nosso organismo.
Analisar para prevenir

As análises clínicas são um meio complementar de diagnóstico de primeira escolha no que se refere à vigilância da saúde, por solicitação médica ou iniciativa individual. No Hospital de Loulé, a realização de análises a diversos parâmetros é realizada pelo laboratório Gnóstica, agora com o nome Synlabhealth Algarve.

De acordo com a Diretora Técnica do Laboratório, Marília Faísca, o ideal é fazerem-se análises ao sangue uma vez por ano. Contudo, com o avanço da idade, o intervalo entre cada check-up deve ser mais curto, sendo recomendável, acima dos 50 anos, um controlo a cada 6 meses.

Actualmente, a tecnologia já permite fazer rastreios de doenças oncológicas, como o cancro do cólon, um dos que mais mata em Portugal, e o cancro da mama, que também tem ainda uma elevada incidência no país. O “ColonPlus” consiste na análise do DNA do paciente, por sequenciação de 16 genes associados ao cancro gastrointestinal hereditário do estômago, intestino, cólon e reto através de tecnologia avançada.

No caso do cancro ginecológico hereditário, a sua incidência é maior em pessoas de idades inferiores a 40 anos e representa entre 5 a 15% dos casos de cancro de cancro ginecológico da mulher. O teste “BRCAPlus” consiste numa análise de ADN da paciente que faz um estudo completo de 18 genes associados ao cancro da mama, do ovário e do endométrio.

O laboratório tem ainda disponível um conjunto de testes muito específicos que permitem conhecer a predisposição individual para o desenvolvimento de patologias, permitindo neutralizar o seu aparecimento. 


SCHEDULE A CONSULTATION

It's fast and easy.

pre-reserve an appointment