Centro Clínico de Almancil
Centro Clínico de Almancil

Nova Unidade de Endoscopia e Gastro

June 13, 2018

Nova Unidade de Endoscopia e Gastro

O Hospital de Loulé tem desde o início do ano uma nova Unidade de Endoscopia e Gastroenterologia que oferece as mais inovadoras técnicas existentes no país para diagnosticar e tratar as doenças do foro digestivo
Nova Unidade de Endoscopia e Gastro

Com a abertura da nova unidade passaram a estar concentradas no mesmo local as consultas e os exames da especialidade, proporcionando um atendimento mais rápido, num ambiente de maior conforto e privacidade.

Para além da realização dos exames habituais de diagnóstico desta especialidade, os utentes podem agora também naquela unidade ter acesso ao tratamento de patologias mais complexas, evitando o recurso à cirurgia, explica o gastroenterologista André Sancho Ramos.

“A nova unidade dispõe atualmente de variadas técnicas endoscópicas complexas, entre as quais, a mucosectomia e dissecção endoscópicas, que permitem inclusive a cura de determinados tumores do esófago, estômago e cólon sem recurso a cirurgia”, indica o especialista. 

Por outro lado, a unidade oferece também a possibilidade de técnicas endoscópicas de paliação em doentes crónicos e/ou oncológicos (próteses, gastrostomias de alimentação). "Conseguimos, igualmente, responder em situações que requerem intervenção urgente, como é o caso das hemorragias do tubo digestivo”, sublinha André Sancho Ramos.

Segundo o clínico, neste momento, no Algarve, não há mais instituições de saúde com a oferta deste tipo de técnicas de Endoterapia, que aliam a vertente terapêutica ao diagnóstico. 

“Tudo o que foi criado aqui é a pensar no doente, desde o seu acolhimento à tentativa de aliviar-lhe as dúvidas e receios, porque o que fazemos são exames que acabam por ser invasivos e ainda existe algum medo, que tentamos desmistificar”, conclui.

Com uma equipa fixa de três médicos gastroenterologistas e três enfermeiros, a nova unidade dispõe de dois gabinetes de consulta, de uma sala de preparação e recobro e de outra para a realização de exames.

A Unidade de Endoscopia e Gastro está situada junto à entrada para as consultas externas do edifício central do hospital.



SCHEDULE A CONSULTATION

It's fast and easy.

pre-reserve an appointment